A Igreja Católica Apostólica Romana celebra nesta sexta-feira, 26, a festa litúrgica de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria Santíssima, a Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo. Antes, as festas de Sant’Ana e São Joaquim eram separadas, mas a Santa Sé resolveu unir as duas celebrações.
Desde o último domingo, 21, a Paróquia de Sant’Ana da Campina, no bairro comercial de Belém, está em festividade, com vasta programação litúrgica composta por missas, adoração ao Santíssimo Sacramento, novenas em honra aos padroeiros e quermesse na frente da igreja que tem como pároco o Cônego Antônio Beltrão. No arraial são vendidas comidas típicas e artigos religiosos, como imagens de santos e as chaves de São Pedro, Co-Padroeiro da segunda paróquia mais antiga da capital paraense, fundada nos anos de 1.700 e construída pelo arquiteto italiano Antonio José Landi.
Na chamada Igreja de Sant’Ana, as missas ocorrem diariamente ao meio-dia, horário estratégico em que as pessoas que trabalham no comércio dão um tempinho para o almoço e, assim, podem, querendo, ir fazer suas orações na igreja matriz.
EMOÇÃO
Durante a manhã de ontem, quinta-feira, 25, os paroquianos de Sant’Ana receberam uma visita mais do que especial e que já se tornou tradição em duas ocasiões do ano: a da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Essa visita significa a ida da filha para felicitar os pais neste momento especial de festividade. A outra visita da Imagem Peregrina ocorre na quinta-feira que antecede ao Círio. Representa como se Maria fosse tomar a bênção dos pais para a missão importante de chamar o povo para o Reino de Deus na pessoa de Jesus, verdadeiro Deus, verdadeiro homem, como frisa o Cônego Beltrão, que é pároco de Sant’Ana pela segunda vez em seu ministério sacerdotal.
A igreja ficou lotada para a visita de Maria, que culminou com a solene celebração eucarística presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, no final da manhã de ontem.
DIA DA PADROEIRA
Nesta sexta-feira, Dia de Sant’Ana e São Joaquim, a programação é vasta. Haverá a procissão com a imagens dos padroeiros pelas ruas do Comércio, por onde os trabalhadores serão abençoados. Na chegada, solene celebração litúrgica, por volta das 11h. A igreja permanecerá aberta por todo o dia. Às 16h30 haverá a novena, seguida da adoração ao Santíssimo Sacramento e, às 17h, solene liturgia de encerramento presidida pelo Cônego Antônio Beltrão.
Ainda no domingo passado, dia 21, depois da missa de abertura da festividade, ocorrida às 9h, ocorreu uma carreata pelas ruas do bairro da Campina e Comércio, quando vários veículos foram abençoados.
Fotos: Nazaré Sarmento