O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, já tem uma data para voltar a receber voos regulares.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou que em outubro a pista será reinaugurada para voos comerciais, após o alagamento e subsequente danos que deixam até hoje a pista fora de operação.
“Na primeira fase, em outubro, serão 50 voos diários, totalizando 350 semanais. Em dezembro, teremos o funcionamento total das operações aeroportuárias” afirmou o ministro.
A concessionária do aeroporto, a alemã Fraport, irá abrir inicialmente apenas 1.700 metros da pista, a parte menos afetada, para a operação em outubro, que será mais diurna, com voos apenas entre 10h00 e 22h00.
Já em dezembro, os restantes 1.500 metros deverão ser reabertos e não terão restrição de horário de funcionamento. Até a reabertura completa do Salgado Filho, a Base Aérea de Canoas estará disponível para uso de aviões comerciais, mantendo o esquema de embarque por ônibus já no Aeroporto Internacional de Porto Alegre.
Até o momento, não foi informado se alguns sistemas de auxílio à navegação, como o de pouso por instrumento (ILS), estarão operacionais em outubro ou dezembro. Já a questão de investimento nas reformas será feita em parte pelo governo, mas o valor exato ainda será definido em negociações que a Fraport tem com seguradoras, assim como será analisado pela Advocacia Geral e Tribunal de Contas da União.
O fim da concessão, com retorno da administração para a estatal Infraero ou uma nova concessão para outra administradora privada, estão por enquanto descartadas.
Por
Carlos Martins
Foto: Maurício Tonetto/Secom-RS