O ministro do Turismo, Celso Sabino, marcou presença na tarde desta sexta-feira (12.07), em Belém (PA), no Encontro de Superintendentes do Sebrae. Sabino foi um dos participantes da mesa “Expectativas e Desafios para o Brasil como país sede da COP 30”, juntamente com o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, e com o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.
“Nós temos grandes desafios para o Brasil e para o turismo: o G20 neste ano, a COP 30 no ano que vem, além da Copa do Mundo Feminina em 2027. A participação do Sebrae em todas as atividades econômicas é fundamental, porque o Brasil é formado, em sua maioria, por micro e pequenos empreendedores. Somente no turismo, 90% dos negócios são compostos por micro e pequenos empreendedores, que possuem um papel crucial na geração de emprego e renda”, comentou o ministro.
No início da semana, o ministro participou do evento “Transformar Juntos” na última terça-feira (09.07), em Brasília (DF). Promovido pelo Sebrae Nacional, o evento reuniu cerca de dois mil gestores públicos, com foco no debate e na construção de caminhos de desenvolvimento econômico e social para os municípios brasileiros, a partir do compartilhamento de experiências de sucesso.
COP 30 – O Ministério do Turismo tem promovido uma série de ações de preparação do setor para a COP 30. Entre elas, foi realizado um aporte de R$ 100 milhões do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur) para a concessão de financiamentos em condições especiais a empreendimentos turísticos privados do estado, contemplando a realização de obras e obtenção de capital de giro.
Por Paula Rosa
/MTur
Fotos: Carlos Borges