Dois símbolos brasileiros foram eleitos por turistas entre os melhores lugares do mundo para se visitar em 2024. As Cataratas do Iguaçu e o Cristo Redentor ocupam, respectivamente, a 21ª e a 25ª posição da lista divulgada pelo site de viagens Tripadvisor. O levantamento da plataforma envolve de maravilhas naturais a construções criadas pelo homem e leva em consideração a qualidade e a quantidade de avaliações registradas entre abril de 2023 e março de 2024.
Considerado Patrimônio da Humanidade, o Parque Nacional do Iguaçu, localizado em Foz do Iguaçu (PR), atraiu em 2023, mais de 1.8 milhão de visitantes. “Um espetáculo! Se tiver oportunidade vá! A infraestrutura do parque é de primeiro mundo! É acessível e tem guias por todos os lados. Anda-se sim, mas é tudo asfaltado e seguro. Só não esqueça a capa de chuva! A natureza é deslumbrante”, diz Marcos C, em sua avaliação no site sobre o local.
Já o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, teve um crescimento de 36% no número de visitantes em 2023, e levou em média 6 mil pessoas para apreciar de perto o belo cartão postal da cidade. “O que falar dessa Maravilha do Mundo? A estátua em si já merece a medalha de ouro, mas a vista do Rio de Janeiro simplesmente é inacreditável, arrisco dizer que é o lugar mais lindo que já visitei. A primeira vez que visitei e não será a última, o Cristo Redentor merece o seu louvor como Maravilha do Mundo”, avaliou Gustavo P.
OUTRAS MARAVILHAS – O Brasil é cheio de lugares e destinos incríveis para visitar e o Ministério do Turismo atua para incentivar o brasileiro a viajar mais pelo país. Uma das ações é o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria junto ao Ministério de Portos e Aeroportos, à Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e às principais companhias do setor. O programa envolve a oferta de “stopover”, a adesivagem de aviões com imagens de destinos nacionais e a divulgação de áudios nos aviões, estimulando visitas a atrativos do país.
Já o “Conheça o Brasil: Realiza” permite o acesso de correntistas do Banco do Brasil a uma linha de crédito voltada à aquisição de serviços turísticos, a partir de condições diferenciadas. O trabalho do MTur também engloba o “Conheça o Brasil: Cívico”. A iniciativa, que motiva estudantes, professores e pesquisadores a visitarem destinos conectados à história brasileira, tem um projeto-piloto desenvolvido em Brasília (DF) e cidades do entorno da capital federal.Por Fábio Marques
Crédito: Foto MTur