O ministro do Turismo, Celso Sabino, assinou, na segunda-feira (17.06), um acordo de cooperação que prevê investimentos de R$ 6 milhões para desenvolver o turismo de base comunitária em Belém (PA) e nas ilhas metropolitanas dos arredores da capital paraense. A parceria será desenvolvida com a Caixa Econômica Federal e a Embratur e faz parte de uma série de ações estratégicas de preparação para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30). Ao todo, serão investidos R$ 6 milhões.
“Pela primeira vez na história, nós vamos investir um valor tão significativo para desenvolver uma modelagem de turismo que aproxima as pessoas que mais precisam de uma fonte de renda sustentável e ainda proporciona experiências turísticas memoráveis”, declarou o ministro Celso Sabino
O recurso possibilitará expandir nas ilhas metropolitanas da cidade de Belém, experiências autênticas que contam com a participação ativa das comunidades nativas da região e que enriquecem os visitantes com algo genuíno e significativo do local.
“Essa é mais uma parceria entre MTur e a Caixa. O ministro Celso Sabino está sempre nos provocando. Também está em andamento parcerias como o Feirão do Turismo, Conheça o Brasil, o Salão Nacional do Turismo e ainda vamos voltar a operar o Fungetur”, afirmou o representante da Caixa, Tarso Tassis.
Além do MTur, estiveram presentes no evento o secretário de Estado do Turismo, José Eduardo da Costa e a gerente de finanças da Embratur, Caroline Jorge.
Rodada de Negócios – Nesta terça-feira (18.06), o Ministério do Turismo e a Secretaria Extraordinária para a COP 30 irão promover uma rodada de negócios entre bancos públicos e empresas que atuam no setor turístico em Belém (PA). O objetivo é aproximar empreendedores de instituições financeiras, facilitando o acesso a recursos disponíveis para obras, aquisição de equipamentos e capital de giro.
O encontro será realizado na sede da SUDAM (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia) às 9h e segue por todo o dia. A ação também faz parte da estratégia do governo federal de preparação da capital paraense para a COP 30, que acontece em novembro de 2025.
Por Claudia Bispo/Mtur