A Qatar Airways revelou mais detalhes sobre seus planos de instalar o serviço de internet Starlink, de Elon Musk, em toda sua frota, prometendo um Wi-Fi de alta qualidade de streaming de vídeo, com velocidades de até 500 Megabits por segundo, gratuitamente para seus passageiros.
O acordo foi anunciado inicialmente em outubro passado, mas, na época, a Qatar Airways não especificou em quantas aeronaves o serviço Wi-Fi Starlink gate-to-gate seria instalado, nem forneceu um cronograma para o processo de instalação.
No entanto, durante um evento na Aircraft Interior Expo em Hamburgo, na última semana, a companhia aérea divulgou mais informações, prometendo instalar agressivamente o novo serviço em toda a sua frota dentro de apenas dois anos. As primeiras aeronaves a receberem o Starlink serão três Boeings 777-300, que disponibilizarão o Wi-Fi de alta velocidade e baixa latência no último trimestre de 2024.
Atualmente, a Qatar Airways conta com dois provedores de Wi-Fi de bordo, o SITA OnAir, um serviço particularmente lento oferecido nos aviões Airbus A380 eBoeing 787-8 Dreamliners, e o serviço de satélite GX da Inmarsat, consideravelmente mais rápido e confiável, oferecido na frota da Airbus A350, Boeing 777s e Boeing 787-9 Dreamliners da linha aérea.
Com o novo acordo, a Qatar Airways levará o Wi-Fi para a frota de aviões de corredor único Airbus A320 e os Boeing 737 MAX.
O Starlink é uma divisão do programa SpaceX de Musk que fornece serviço de banda larga de alta velocidade por meio de uma “constelação” de mais de 2.000 satélites em órbita terrestre baixa. O Starlink foi especialmente desenvolvido para fornecer serviço de banda larga a regiões remotas com acesso limitado à internet.
A Hawaiian Airlines foi a primeira companhia a fechar um acordo com a Starlink em abril de 2022, enquanto a Qatar Airways é uma das seis principais companhias aéreas que aderiram ao serviço. Em dezembro, a Air New Zealand disse que planeja instalar o Starlink em aeronaves regionais turboélice e rumores sugerem que a United Airlines também estaria considerando o serviço para obter vantagem competitiva sobre seus concorrentes.
Fonte AEROIN
Imagem: Qatar Airways