De maneira inesperada e com muito barulho, o solo do Brasil recebeu pela 1ª vez um caça de 5ª geração neste final de semana, pousando no Rio de Janeiro.
A aeronave é um Lockheed Martin F-35C Lightning II, a versão naval do primeiro caça multimissão com tecnologia Stealth – que o torna praticamente invisível aos radares inimigos, reduzindo em muito sua assinatura radar.
O avião é do esquadrão VFA-147 Argonauts e realizava exercícios com a Marinha do Brasil na costa do Rio de Janeiro, quando teve um problema de indicação de combustível e precisou pousar na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, na região dos lagos fluminenses.
O caça americano chamou a atenção de moradores, que gravaram a sua saída após o reparo:
Esta é a primeira vez que um caça stealth está no país, sendo que o avião está embarcado no USS George Washington (CVN-73), que faz seu deslocamento da Vírginia para o Japão e, aproveitando a viagem, realiza exercícios com marinhas aliadas, na chamada Operação Southern Seas 2024.
O AEROIN estará acompanhado de perto toda a movimentação relacionada à operação, e você pode acompanhar em tempo real no nosso Twitter e Instagram
Foto: USN / MC Spc 3rd Class Clemente A. Lynch