Cerca de 450 mil pessoas fogem de Rafah enquanto Israel avança contra o Hamas

Desde o dia 6 de maio, cerca de 450 mil pessoas fugiram da cidade de Rafah, conforme informou a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA). A fuga acontece em meio a uma intensificação da ofensiva por parte do Exército israelense contra o Hamas na cidade localizada no extremo sul da Faixa de Gaza.

As ruas de Rafah estão agora praticamente desertas, com famílias em busca de segurança enquanto enfrentam exaustão, fome e medo constante.

Segundo a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina, não há um local seguro na cidade e um cessar-fogo imediato é visto como a única esperança.

Antes do início dos confrontos, há 1 semana, Rafah abrigava uma população de 1,4 milhão de pessoas. No entanto, desde a madrugada, a cidade tem sido alvo de intensos bombardeios aéreos e de artilharia contra o Hamas, com os tanques israelenses avançando em direção ao centro da localidade.

Relatos indicam que os tanques cruzaram a estrada Salah al Din e confrontos estão ocorrendo entre tropas israelenses e milícias palestinas na área urbanizada da cidade.

Vídeos divulgados nas redes sociais e em veículos de comunicação palestinos mostram ataques israelenses no bairro residencial de Geneina, localizado no centro da cidade, mais especificamente na George Street.

Além disso, as Brigadas al-Qasam, braço armado do Hamas, também estão realizando ataques de artilharia contra as tropas israelenses estacionadas na passagem de Rafah, que faz fronteira com o Egito.

A situação humanitária em Rafah é grave, com a população enfrentando condições precárias e falta de recursos básicos. Atualmente, cerca de 100 caminhões da UNRWA estão posicionados no lado egípcio da fronteira, próximos à passagem de Kerem Shalom, que liga a Faixa de Gaza a Israel ao sul, próximo ao Egito.

Isso sugere que mais ajuda humanitária pode estar a caminho de Rafah nas próximas horas, conforme relatou uma testemunha à agência de notícias EFE. A passagem de Rafah com o Egito está fechada desde a última terça-feira (07).

Fonte Gazeta Brasil