O ex-deputado federal, Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Diretor da Imprensa Oficial e atual diretor da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, além de diretor de meio ambiente da União Geral dos Trabalhadores e presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio de Bens e Serviços dos Estados do Pará e Amapá, José Francisco de Jesus Pantoja Pereira, é o movo Secretário Municipal de Turismo da capital paraense que, em novembro de 2025, sediará a COP 30, a Conferência Mundial para o Clima da Organização das Nações Unidas – ONU. Ele foi nomeado para o cargo pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, na última sexta-feira, 12.
Zé Francisco chega na Belém Tur num momento bastante delicado, haja vista a responsabilidade de cooperar para a preparação da cidade com fulcro na grande conferência que reunirá os maiores líderes mundiais do planeta. Zé Francisco já provou que é um gestor qualificado, afinal, comanda há décadas a Fetracom-PA/AP, o Sindicato dos Técnicos e Enfermagem do Pará – SINTHOSP, a central sindical União Geral dos Trabalhadores – UGT Pará (de onde hoje é o diretor de meio ambiente), é diretor nacional da mesma entidade e já esteve à frente de inúmeras secretarias de Estado. É um homem preparado para o debate, para o diálogo e com amplo conhecimento dos grandes problemas de Belém e do Estado do Pará, haja vista, inclusive, já ter concorrido ao cargo de vice-prefeito de Belém.
Como diretor da SEEL, Zé viajou por várias cidades do Pará, a exemplo de quando esteve em Santarém observando as obras de preparação do ginásio de esportes do município, representando o secretário Cássio Andrade, e com ampla amizade com o atual ministro do Turismo Celso Sabino, a quem convidou para o “Seminário Nacional da UGT sobre Mudanças Climáticas, Trabalhadores rumo à COP30”, promovido em Belém pela UGT Brasil nos dias 21 e 22 de março, no Sesc Boulevard.
Zé Francisco, que é um homem de encarar desafios, explicou que na pasta de Turismo fará um levantamento para ver como estão as coisas e implementar as metas da pasta para o futuro, tendo em vista a COP 30 e o grande objetivo de sempre destacar o potencial turístico de Belém, sobretudo durante o mês de outubro, quando é realizado o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, festa religiosa que tem o ápice naquele mês e se prolonga por todo o ano, com peregrinações para a Basílica Santuário de Nazaré.
Outro ponto destacado, é a parceria com órgãos como o Museu Paraense Emílio Goeldi, do Governo Federal, e os points de lazer administrado pelo governo Estadual, além da melhoria do sistema viário e ampliação dos serviços de transporte fluvial pelas ilhas da capital paraense, entre outros.
Ainda segundo as informações, Zé Francisco desempenhará seu trabalho como secretário de Turismo, sem se afastar de seu ideal de defender os trabalhadores paraenses e sindicatos filiados à Fetracom-PA/AP, UGT-PA, UGT Brasil, com apoio do presidente Ricardo Patah, amigo pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e como presidente do Sinthosp, onde recebe os associados diariamente no período vespertino.
Imagem: Divulgação