A Vale informou nesta quarta-feira (21) que recebeu comunicado da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Pará (Semas) sobre a suspensão de sua licença para operar a mina do Sossego, em Canaã dos Carajás, da subsidiária Vale Metais Básicos.
A Vale disse em comunicado ao mercado que está avaliando as medidas necessárias para restabelecer a plena vigência da licença de operação da mina, reforçando que cumpre a legislação e envia periodicamente aos órgãos ambientais relatórios de programas sociais executados na região.
“A Vale reforça o cumprimento das condicionantes e dos controles socioambientais da sua atividade conforme determina a legislação e em respeito às comunidades vizinhas”, disse em comunicado.
A mina de Sossego, segunda maior operação de cobre do Brasil, atrás apenas do Salobo, em Marabá, já movimentou R$ 2,2 bilhões na mina de Sossego, conforme dados da Agência Nacional de Mineração (ANM).
Segundo o site da empresa, “o início da produção Mina do Sossego, em 2004, marcou a entrada da Vale no mercado mundial de cobre e ajudou a transformá-la em uma das maiores empresas de mineração diversificada do planeta”. (Fonte: CNN)
Fonte: Correio de Carajás/Foto: Divulgação