O I IFC Amazônia, realizado durante três dias (3 a 5 de dezembro,) no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, foi uma vitrine para o lançamento de produtos oriundos da biodiversidade amazônica. Mel com cumaru; biscoitos de farinha de tapioca fabricados com produtos regionais, como bacuri e cupuaçu; chá de chocolate (denominado chácolate); mel com pimenta e vinho feito com açaí foram alguns dos produtos apresentados ao público, pela primeira vez, no Corredor do Sabor, um dos espaços mais visitados do evento.
Além dos produtos paraenses que já receberam a Indicação Geográfica (IG), e os potenciais que poderão receber no futuro, o Corredor reuniu empreendedores que também apresentaram produtos regionais inovadores.
A convite da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), por meio da Coordenação do Fórum de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas, produtores, comerciantes e empresários que participaram da programação aprovaram o resultado, ressaltando não apenas o balanço positivo das vendas, mas também as parcerias firmadas.
O representante da Casa Suzuki, empreendimento de Tomé-Açu que trabalha com amêndoas de cacau, Ernesto Katsunori Suzuki, informou que o chácolate foi um dos produtos de maior aceitação no espaço. O produtor separou 30 kits, contendo sete sachês cada, para comercialização, a fim de estar a aceitação. “Foi muito procurado. Vendemos tudo muito rápido. É um projeto novo da Casa Suzuki, representando a nossa Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta). Gostaríamos de agradecer, pois todos esses produtos que trouxemos aqui são frutos de parceria. Recebemos o apoio do governo do Estado, por meio da Sedap, com a IG, e temos vários outros parceiros que fazem parte desse grupo do bem”, destacou o produtor. A bebida é feita com amêndoas selecionadas.
Quem provou a novidade, aprovou. A estudante Liz Andrade, que tentou comprar pela segunda vez o sachê do chácolate, disse que o produto era diferenciado. “Eu vim ontem, comprei para experimentar e gostei. Hoje, como participei de novo do evento, aproveitei para levar novamente. É muito bom. Me senti muito bem com esse produto de Tomé-Açu”, contou a estudante.
Inovações – Quem também apresentou produtos novos no evento foram representantes do município de São João de Pirabas, na região Nordeste, que é referência na produção de mel. O produto está em processo de reconhecimento da IG. A novidade apresentada ao público foi o mel saborizado com cumaru, conhecido como baunilha da Amazônia, explicou o produtor Miguel Crasso, que participou da programação no espaço da Cooperativa dos Apicultores e Agricultores do Nordeste Paraense (Agromel).
Outra novidade apresentada por eles foi a macaxeira pré-cozida e cortada em palitos, o que facilita o preparo em fritura ou cozimento. “A macaxeira dessa forma é muito mais prática. Hoje, o nosso consumidor quer praticidade, e o produto veio para auxiliar o nosso consumidor. Ela é produzida na nossa região”, explicou. Ele informou que a procura foi intensa, tanto pelos produtos lançados quanto os já conhecidos pelo público.
Degustação – Outro lançamento que fez sucesso foi o vinho feito com açaí. O diretor de Inovações e Novos Produtos da Morabai Amazônia e seus Sabores, Salatiel Moraes, disse que a importância desse tipo de lançamento é a verticalização da cadeia e apresentação de novas possibilidades em cima da matriz açaí. “Eventos como este, com a parceria dos governos estadual e federal, nos ajudam a impulsionar mais ainda a bioeconomia, e mostrar como a pesquisa, a ciência e a tecnologia ajudam no lançamento de novos produtos”, detalhou Salatiel Moraes. Ele explicou ainda que no espaço instalado no Corredor do Sabor, a empresa não comercializou o produto, mas promoveu degustação do vinho. “Trouxemos muitas garrafas. Tivemos mais de 1.200 degustações do nosso produto, e com altíssima aceitação. A principal pergunta é: quando estará no mercado? Já está em Portugal, e aqui em Belém logo estará disponível, garantiu.
A coordenadora do Fórum IG e Marcas Coletivas da Sedap, Márcia Tagore, avaliou como positiva a participação dos empreendimentos no Corredor do Sabor. Segundo ela, a iniciativa proporciona trazer para a sociedade civil o tema da Indicação Geográfica, para que as pessoas possam se familiarizar com o tema.
Márcia Tagore ressaltou que, para os produtores, foi uma oportunidade de expor seus produtos e trocar experiências com relação a negócios, principalmente, além de mostrar as especificidades ao consumidor, preparando seu produto, a apresentação e a forma como negocia. “É uma experiência muito exitosa para os produtores que conseguem estar presentes nesses espaços. Para nós, é evidenciar os produtos da Amazônia, em especial aqueles que têm o registro e o reconhecimento da Indicação Geográfica, que é muito importante porque demonstra a riqueza da Amazônia”, destacou a coordenadora do Fórum IG e Marcas Coletivas.
Fonte: Agência Pará/Foto: Divulgação