Dez iniciativas sustentáveis de turismo foram premiadas durante a noite do último sábado (25), na 11ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/24. Com o apoio do Ministério do Turismo, o reconhecimento dá visibilidade para ações que se destacaram com melhores práticas em toda a cadeia do turismo nacional no tripé social, ambiental e econômico.
O prêmio, chancelado pela Organização Mundial de Turismo, é uma iniciativa da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), com o apoio do MTur, e ontribui com a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.
A cerimônia de premiação, que aconteceu em Vitória (ES), escolheu entre os 25 finalistas, as dez iniciativas vencedoras e outras quatro menções honrosas, nas categorias Gestão/Governança e Experiência/Produto – executadas pelas Operadoras Braztoa e de parceiros de negócios e institucionais.
As ações que moldam o turismo nacional, a partir do viés da sustentabilidade, foram comemoradas pela coordenadora de Turismo Responsável, Laís Campelo, membro da comissão julgadora do Prêmio. “É uma honra estarmos aqui premiando essas iniciativas que transformam o setor no país. Em nome do Ministério do Turismo quero parabenizar a todos que participaram e estão levando na ponta essas atividades pelo Brasil a fora”, afirmou.
A premiação, que já faz parte do calendário do Turismo nacional, foi destacada pelo presidente do Conselho da BRAZTOA, Fabiano Camargo. “A cada ano, os cases apresentados têm sido considerados mais consistentes e têm gerado influência dentro do mercado, sendo inclusive, replicados. Nesta edição, os inscritos tiveram uma avaliação na qual um dos principais critérios de avaliação foi a contribuição para mitigação dos efeitos da emergência climática”, explicou Camargo.
A PREMIAÇÃO – Na 11ª edição do Prêmio, foram inscritos 98 cases de iniciativas que estão fazendo a diferença no turismo brasileiro, vindos de 22 Estados brasileiros e do Distrito Federal. Além do MTur, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/2024 conta com o apoio da Embratur e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Confira a lista de vencedores em ordem alfabética.
CATEGORIA EXPERIÊNCIA/PRODUTO
Empreendimentos Turísticos Buraco Das Araras, com a iniciativa RPPN Buraco Das Araras – A RPPN Buraco das Araras, localizada em Mato Grosso do Sul, é o local para viver todas as sensações que a natureza pode oferecer. Com sua beleza singular de formações geológicas e biodiversidade, o local reúne atividades de contemplação e observação de aves, proporcionando interação com a natureza, além de fomentar o desenvolvimento do turismo sustentável, uma alternativa de baixo impacto e com geração de renda sem destruir os recursos naturais.
Lajedo Dos Beija-Flores, com a iniciativa Lajedo Dos Beija-Flores: Unindo Conservação e Birdwatching Sustentáve – Além de oferecer experiências únicas de observação de aves, a iniciativa da cidade de Boa Nova, na Bahia, reflete uma tendência global em ascensão e se esforça para promover a consciência ambiental e a preservação da biodiversidade. Com infraestrutura sustentável, a iniciativa promove a criação de empregos locais e o engajamento da população através de programas educacionais.
Palmitolândia – com a iniciativa Palmitolândia – uma Experiência Gastronômica No Coração Da Mata Atlântica – A iniciativa está enraizada em Iporanga, no estado de SP, no coração da Mata Atlântica, onde o palmito é rei e fonte de inspiração para todas as criações: brigadeiro, trufa, sushi, kibe, tudo é de palmito, até o prato é feito com a folha da palmeira. Com um cardápio completo, que vai do café da manhã até o jantar, a Palmitolândia oferece aos visitantes desde macarrão de palmito com cogumelos até bombocado de pupunha, tudo para ensinar a todos a consumir o palmito muito além da salada.
Pure Brasil Agência De Viagens e Turismo Ltda, com a iniciativa Amolar Experience – A Serra do Amolar, situada em Corumbá no Mato Grosso do Sul, é um destino que transforma pessoas. O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) faz a gestão de área de preservação, que compõe uma área de mais de 300 mil hectares para formar a Rede Amolar, um corredor de biodiversidade, fundamental para a conservação do Pantanal. O programa de turismo Amolar Experience, criado em parceria com a Pure Brasil, permite que o viajante viva esse ambiente de natureza e se envolva em projetos de conservação desenvolvidos pelo IHP, gerando renda para o financiamento das ações e para as comunidades locais.
Rede Brasileira De Trilhas, com a iniciativa Rede Brasileira De Trilhas – Pesquisa do Instituto Semeia aponta que 75% dos ecoturistas buscam trilhas, mas nossa malha é inferior a 10.000 km, menor que Portugal. A missão da Rede Brasileira de Trilhas é transformar o potencial identificado em produto real, para isso, capacitam e implementam trilhas em todo o Brasil, provendo recreação, geração de empregos e corredores ecológicos. A iniciativa é da cidade de Águas da Prata de São Paulo.
CATEGORIA GESTÃO/GOVERNANÇA
Acolhida na Colônia, com a iniciativa Turismo Pedagógico da Acolhida da Colônia – A iniciativa de Santa Rosa de Lima, em Santa Catarina, fomenta e potencializa o turismo rural ecológico, respeitando a natureza e suas preciosidades. Com passeios educativos e imersivos no campo, mostra a estudantes e visitantes em geral a importância da sociobiodiversidade e como valorizá-la. Além disso, provoca uma visão crítica sobre a preservação dos recursos naturais e, assim, fortalece a agricultura familiar agroecológica.
BWT Operadora, com a iniciativa Convenção BWT – Eventos Sustentáveis – Desde a primeira edição da Convenção BWT Operadora, em 2017, o olhar para a sustentabilidade esteve presente como uma premissa para realização do evento, sendo um tema da governança da empresa. Em 2023, o destaque foi o evento ser carbono neutro, onde os gases de efeito estufa emitidos foram compensados, através da compra e aposentadoria de créditos de carbono certificados (VCS), bem como a destinação de resíduos para a ONG Eco Local Brasil – que os transformou em um banco reciclado.
Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, com a iniciativa ESG como vetor para a Gestão Sustentável em Meios de Hospedagem – O projeto foi criado para promover os conceitos e práticas de environmental, social and governance (ESG) e as diversas possibilidades de aplicabilidade junto aos meios de hospedagem, a partir do exemplo do sistema de gestão da sustentabilidade (SGS) do Hotel Senac Barreira Roxa, no Rio Grande do Norte, construído com base a NBR ISO 21401, nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS e nas práticas de ESG aplicáveis à hotelaria, contemplando os três pilares da sustentabilidade: o ambiental, o social e o econômico.
Secretaria de Turismo de São Sebastião, com a iniciativa Avistamento de Baleias São Sebastião – O projeto “Avistamento Responsável de Baleias” em São Sebastião no Estado de São Paulo, promove a conservação marinha e o turismo sustentável. com práticas responsáveis, educação ambiental e parcerias, preserva baleias, reduz impactos ambientais e impulsiona o crescimento econômico local. Uma iniciativa que protege a biodiversidade, cultiva cultura de conservação e fortalece a economia.
Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), com a iniciativa Grande Reserva Mata Atlântica – Iniciativa voluntária que reúne vários atores – públicos, privados, não governamentais e academia – que, juntos, promovem ações de desenvolvimento com foco no turismo de natureza dentro do maior remanescente de Mata Atlântica do mundo, com cerca de 3 milhões de hectares de ambientes naturais conservados, rico em cultura e história, situado entre São Paulo, Paraná e Santa Catarina. A iniciativa visa promover esse importante patrimônio como destino de turismo de natureza nacional e internacional.
MENÇÕES HONROSAS
*Céu De Montanhas, com a iniciativa Céu De Montanhas
*CVC Corp, com a iniciativa Criação Do Instituto CVC
*Ekôa Park, com a iniciativa Encontre Sua Natureza
*Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), com a iniciativa Topbus+
Para ver todos os cases vencedores e seus descritivos na íntegra, acesse: https://www.braztoa.com.br/
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: GOV.BR/Foto: Braztoa